Anatel propõe otimizar espectro 5G no Brasil

5G já estar em uso em alguns países, o Brasil ainda está dando seus primeiros passos rumo à tecnologia, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está propondo mudanças regulatórias no uso do espectro.

Segundo Vinicius Caram (Superintendente de Recursos) “Foi apresentada uma proposta de regulamentação que permite seu uso de forma dinâmica, na faixa de UHF", “A proposta prevê que os requisitos de operação sejam precedidos de aspectos técnicos, a partir de base de dados. A consulta pública 44, que tratou do assunto, está em processo de sistematização das contribuições recebidas”, acrescentou.


Outra possibilidade levantada no evento é o uso de novas faixas. A ideia foi levantada por empresas da érea, como a Tim, a Ericsson e a Qualcomm. Marco di Constanzo, diretor de Engenharia da Tim Brasil alertou que, para uma aplicação plena do 5G, é importante não limitar uma única banda. “Isso é essencial para garantir a plenitude do potencial da tecnologia. É preciso garantir uma pluralidade de bancas de espectro”, ressaltou.

Receba nossas atualizações

  • Instagram
  • Twitter
Radio Geek
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now